sexta-feira, 18 de março de 2011


As Terras da Costa estão em perigo de destruição por uma estrada, a "beneficiação" da ER 377-2 que a irá destruir e retalhar as Terras, para depois se urbanizar.

Desde o início da estrada, até ao km 2+600, o troço de estrada é totalmente novo e em perfil de Auto-estrada, isto é 4f aixas (2x2)...que irão destruir e retalhar uma área vasta de solo agrícola, pertencente à RAN (mancha a escuro) e à PPAFCC. Entre a estrada existente e a nova a POLIS da Costa da Caparica já prevê a urbanização dos terrenos e consequente retirada da Paisagem Protegida e RAN, no entanto não há nenhum DL. Que decrete os “novos limites” pelo que a estrada está ilegal.

A estrada não está de acordo com a DIA (Declaração de Impacte Ambiental), pois não houve acordo ou aprovação com a DRARO/DRAP-LVT.

A estrada deveria ir pela estrada existente: só assim seria realmente a beneficiação da estrada existente, mas sempre que passa por zonas naturais aproveita para retalhar mais uns ha. Quando muito, a estrada deveria evitar as zonas de RAN indo mais para poente e retalhando menos área agrícola, indo pela extrema das parcelas, e sempre com soluções em viaduto e nunca em aterro, ocupando e tornando inviáveis as parcelas agrícolas.
Verifica-se também que o Estudo não abordou todos os descritores referidos na DIA, nomeadamente a sócio-economia, havendo caminhos e acessos a parcelas agrícolas que não são restabelecidos e inviabilização de parcelas, sem ser pela extrema. Mas o projecto de execução avança e ao que parece em força, motivado pelos interesses que se escondem por detrás...

Sem comentários:

Enviar um comentário